Janeiro Branco: Saúde Mental e Saúde Emocional
Por Martinéllya Martins, Psicóloga Clínica e Especialista em Psicopatologia e Saúde Mental (CRP 02/20514)
Janeiro é o mês que marca o início de um novo ano, um novo ciclo, uma nova oportunidade de recomeçar. É também o mês que nos convida a refletir sobre como a nossa saúde mental, que é tão importante quanto a nossa saúde física.
A campanha Janeiro Branco que traz como slogan “quem cuida da mente, cuida da vida” tem o objetivo de alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional, e promover o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.
A cor branca, utilizada de forma simbólica e cultural no ano novo, representa um papel em branco, que possibilita a escrita ou reescrita da sua própria trajetória, a fim de alcançar metas e sonhos.
Entretanto, para obtermos o resultado almejado, é necessária uma dupla reflexão:
A primeira é: “como está a minha saúde emocional?” Sabendo que é necessário ter desenvolvido a capacidade de compreender e regular as próprias reações emocionais.
A segunda é: “como está a minha saúde mental?” Atentando-se a sinais de alerta como tristeza persistente, falta de motivação, alterações de humor, isolamento, irritabilidade, dificuldade de concentração, pensamentos negativos, alterações de sono e apetite, dentre outros.
Caso você se perceba com dificuldade de lidar com as relações interpessoais, inclusive no ambiente laboral, dificuldade de lidar com as suas emoções e sentimentos ou apresente os sintomas citados acima, é preciso procurar tratamento com profissionais qualificados, como psicólogos e ou psiquiatras.
Por fim, vale a citação do psicólogo Carl Rogers, “o curioso paradoxo é que quando me aceito como sou, posso então mudar.”. Em outras palavras, para haver mudança, é necessário antes haver um processo de autoconhecimento.
Disponho-me a te acompanhar neste processo de autoconhecimento e de autocuidado, por meio da psicoterapia.