Saúde Mental enquanto há tempo!
O que fazer agora?
Por Dra. Luciana Conegundes, Psiquiatra (CRM 13732)
Como uma página em branco, representando os desejos e realizações do início de um novo ano, o Janeiro Branco vem para desmistificar preconceitos e quebrar tabus acerca dos cuidados com a saúde mental. Dedicando-se ao esclarecimento, conscientização, construção e disseminação de informação sobre medidas de cuidados com a saúde mental, promovendo o reconhecimento de seus sinais e sintomas patológicos, como ansiedade, depressão, TDAH e tantos outros, que afetam o SNC produzindo manifestações comportamentais e na psique.
Na contramão do senso comum, banalizar estes cuidados não buscando ajuda nem rede de apoio é sentenciar uma vida a uma condição de sofrimento, muitas vezes com consequências incapacitantes e até trágicas.
O conhecimento traz a identificação de sentimentos, vivências, crenças e comportamentos adoecidos, muitas vezes como consequência de uma exposição constante ao estresse da vida diária, ambientes familiares e de trabalho desestruturados, relações sociais distorcidas, abusos de substâncias psicoativas, descaso na alimentação, falta de prática de atividades físicas e irregularidade no sono, além do excessivo uso de mídias digitais, somados aos fatores genéticos.
Cuidar da mente é cuidar do corpo, isto em todas as fases da vida.
Janeiro Branco 2024: “Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”
Eu te respondo: perca o medo e busque ajuda de um psiquiatra para te auxiliar neste processo.