Saúde Mental e Singularidade Emocional: Reflexões para o Bem-Estar

Saúde Mental: As singularidades nas formas de sentir

Por Sérgio Manoel Dias da Silva, Psicólogo clínico. CRP 02/26645

O mês de janeiro faz referência ao tema de Saúde Mental.

A complexidade em abordar esse tema reside na tentativa de generalizar uma aplicação que é, na verdade, muito singular. Isso porque nós somos afetados de forma diferente pelas coisas. Logo, aquilo que é uma fonte de ansiedade, medo, estresse etc., para uma pessoa não necessariamente será para outra.

A forma como reagimos é determinada por uma combinação de fatores internos, ambientais, históricos, familiares, sociais, entre outros. Tudo isso se combina e vai definir as diferenças de como cada pessoa vivencia cada momento.

Saber disso, já aponta um caminho de como devemos enxergar a Saúde mental, ou seja, ela não existe sem uma reflexão pessoal sobre ‘por que’ ‘como’ e ‘quanto’ somos afetados pelas coisas.

E esse exercício de reflexão tem sido cada vez mais difícil numa sociedade
carregada de informações, com uma rotina carregada de tarefas e as pessoas cada vez mais cansadas. “A Sociedade do Cansaço” como afirma Byung-Chul Han em seu livro com esse título, em que alerta sobre como isso pode levar a formas de adoecimento psíquico.

Sair dessa armadilha e refletir sobre o que sentimos e por que sentimos pode abrir caminhos para possibilidades que nos ajudem a tomar melhores decisões.

Isso, inclusive, é um dos caminhos que o processo de Psicoterapia oferece: Refletir
melhor sobre o que nos faz sofrer e pensar em relações mais saudáveis consigo mesmo, com o mundo, com as coisas e com os outros. Dessa forma, desfrutar de relações que não nos levem ao adoecimento.

Referência
Han, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Rio de Janeiro, Vozes: 2015

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Respostas de 2

  1. Fazer terapia é um processo super nessesario nos tempos de hoje ainda mais quando vc tem um profissional que te ajuda a entender todos esses dilemas e cobranças da vida moderna tudo se torna mais fácil contar com um profissional de excelência como Dr Sérgio e tantos outros que nos ajudaram a seguir em frente entendendo que não somos perfeitos mas podemos conviver com nossas imperfeições e focar nas nossas qualidades assim passamos fica bem mais fácil seguir. Parabéns a quem escolheu essa profissão são realmente anjos que nos orientam

    1. Josineide, você trouxe um ponto importante. Esse cuidado com a saúde mental realmente faz diferença e precisa ser falado com mais naturalidade. Obrigado por compartilhar sua visão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos

Mais conteúdos

Profissional da saúde conversando com paciente em consultório moderno alugado pela Tryad

Reforma Tributária 2026: Como Vai Impactar Seu Consultório (E Por Que Coworking Pode Ser a Solução)

Reforma Tributária 2026 (LC 214/2025) promete reduzir em 60% as alíquotas de IBS/CBS para saúde, mas isso não significa que todo consultório vai pagar menos imposto. Quem tem poucos custos dedutíveis pode ver a carga subir, enquanto clínicas estruturadas e profissionais em coworking, com mais despesas creditáveis e menos burocracia, tendem a se beneficiar.​

Leia mais »

Agende seu horário

[bookly-form]